Nossa História

Inauguração AME SBO

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas e não médicas, com ênfase nas necessidades das redes básicas de saúde dos municípios aos quais são referência. Foram criados para melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde através de um contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A proposta do AME é proporcionar ao usuário um atendimento rápido e eficaz, promovendo assim uma intervenção precoce e um direcionamento adequado para problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados na Rede Básica pela sua complexidade, mas que não necessitam de internação hospitalar ou atendimento urgente. As consultas e exames são agendados pelos postos de saúde dos municípios sede e da região atendida. Outro aspecto importante é a humanização. O cuidado com o usuário começa desde o agendamento de sua consulta e/ou exame. Todos os atendimentos no AME Santa Bárbara D’Oeste são com hora marcada e o espaço físico estruturado proporciona maior conforto a todos os que passam por atendimento.

O início do AME Santa Bárbara remonta o final de 2007. Publicado no Diário Oficial de 22/12/2007, através de Portaria GR n° 106/2007, foi criado um grupo de trabalho para o acompanhamento da obra de construção do Ambulatório Cirúrgico de Santa Bárbara D’Oeste. Uma equipe composta por Prof. Dr. Elinton Adami Chaim, Dra. Gisela Ferreira Onuchic e Eng. Ricardo Duft, foi formada para construção de Projetos de readequação da planta física, incluindo elétrica, hidráulica e informática para atendimento assistencial e administrativo. Em local cedido pela Prefeitura, reformado e equipado pelo governo do Estado, o primeiro AME cirúrgico do interior do estado iniciou suas atividades em 8 de dezembro de 2008.

O AME Santa Bárbara D’Oeste foi administrado pelo Hospital Estadual Sumaré desde a sua inauguração até dezembro de 2016.

Em 2017, houve o desmembramento do convênio do Hospital Estadual Sumaré e AME Santa Bárbara D’Oeste junto à SES, passando o AME a contar com convênio próprio.

O AME Santa Bárbara D’Oeste é predominantemente cirúrgico, realizando também exames diagnósticos. Todos os pacientes submetidos à anestesia passam por consultas pré-anestésicas no AME. Em casos de internação hospitalar, os pacientes são encaminhamos ao Hospital Estadual Sumaré para adequado tratamento. O atendimento é voltado para pacientes de menor complexidade e com comorbidades compensadas (ASA I e II), sendo os exames pré-operatórios realizados pelo município de origem.

Para qualquer procedimento é obrigatória a presença de acompanhante maior de idade; enquanto o transporte até o AME pode ser próprio ou disponibilizado pelo município.