O Ambulatório Médico de Especialidades “Benedito D’Arcádia” (AME Mogi Guaçu) é uma unidade de atendimento referenciado especializado de média complexidade que tem como proposta principal o diagnóstico e a orientação terapêutica de alta resolutividade para usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Especialidades Médicas dos municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi, que pertencem à Divisão Regional de Saúde de São João da Boa Vista (DRS-14) e que juntos, compõem uma população estimada de 335.434 habitantes.
Criada pela Resolução SS 39 de 03/04/2008, a rede de Ambulatórios Médicos Especializados no Estado de São Paulo tem como objetivos: ampliar a rede de serviços de média complexidade voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS); racionalizar e melhorar a qualidade da assistência; alcançar maior resolutividade; promover integração entre a rede de assistência básica, especializada e hospitalar da área de abrangência; implantar protocolos gerenciados de referência e contra-referência ambulatorial e desenvolver atividades visando capacitação de recursos humanos.
A administração do AME Mogi Guaçu está sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com interveniência da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (FUNCAMP) através de um Convênio de Gestão com a Secretaria Estadual de Saúde que atrela o repasse financeiro ao cumprimento de metas assistenciais.
Com o início de suas atividades em julho de 2010, vem apresentando crescimento consistente como referência para atendimentos ambulatoriais na região. Os padrões de qualidade e satisfação nos atendimentos prestados são sentidos nas respostas positivas apresentadas nas pesquisas de satisfação do usuário.
Com a visão de sempre proporcionar atendimento ambulatorial de qualidade, o AME Mogi Guaçu continua desenvolvendo e aprimorando seus serviços para Mogi Guaçu e região.
No ano de 2014 implantamos:
- o programa “Mulheres de Peito”, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em parceria com a DRS XIV de São João da Boa Vista, facilitando o acesso à mamografia de rastreamento para prevenção ao câncer de mama.
- o programa “Filho que ama, leva o pai ao AME”, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo juntamente com a DRS XIV de São João da Boa Vista, que visa facilitar o acesso à consulta médica da população masculina, com ênfase nas patologias de próstata e cardiológicas.
Ainda em 2014 a nossa unidade iniciou o projeto de atendimento a comunidade com a formação de grupos de obesidade, com a atuação de profissionais da área de endocrinologia, psicologia e nutrição, visando o tratamento da obesidade.
Também no mesmo ano, para melhorias no atendimento, foram desenvolvidas ações na área de segurança da informação com a implantação do prontuário eletrônico com assinatura digital, o que possibilitou ainda a economia de espaço físico e proteção do meio ambiente gerando menor quantidade de papéis impressos. Implantamos também o gerenciador de senhas na área da recepção que agilizou muito o fluxo de atendimento.
Em 2015 efetivamos o programa “Reflexo Vermelho”, que através de uma consulta oftalmológica é realizado um exame conhecido popularmente como Teste do Olhinho, permitindo assim diagnosticar uma patologia ocular congênita já no segundo dia da vida de uma criança.
Adquirimos através de empréstimo, um retinoscópio ao qual começamos a realizar retinografias cobrindo a demanda dos municípios de abrangência do AME Mogi Guaçu e do AME de São João da Boa Vista.
Já em 2016, fizemos um grande avanço em nossos atendimentos com o início do “Projeto de Cirurgias de Catarata” e também a realização de outros procedimentos cirúrgicos oftalmológicos como pterígeo, calázio, blefarocalase e xantelasma.
A instalação deste serviço em 2016 manteve-se em funcionamento no ano de 2021, beneficiando a população de abrangência do DRS XIV, contribuindo para solução da demanda gerada pelo AME Mogi Guaçu. Anteriormente, os usuários eram encaminhados a serviços de referência em municípios mais distantes, que contavam com números reduzidos de vagas e geravam dificuldades referentes a transportes.
No início de 2018, devido ao novo indicador de qualidade exigido pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, implementou-se o Projeto de Intervenção a Humanização, sendo este um plano que envolve não apenas atitudes advindas de gestores, colaboradores e profissionais da área da saúde, mas também de usuários, comprometidos e co-responsáveis ao que se refere ao processo de produção da saúde, visando institucionalizar uma nova cultura no trato da doença e da vida, agrupando ações de humanização em um programa de transformação de atitudes de todos os envolvidos, onde dentro das problemáticas relacionadas, objetiva-se reduzir e/ou suprimir a dispensa de pacientes na realização de exames e redução da taxa de absenteísmo interno frente ao número total de atendimentos realizados por esta unidade.
Visando melhoria no conforto de nossos pacientes e colaboradores, realizou-se no ano de 2019, a reforma predial externa do Ambulatório, objetivando a manutenção de sua estrutura física e patrimonial.
No início de 2020, implantado o grupo de Matriciamento, tendo objetivo principal de criar uma rede de atenção à saúde e estejam aptos a fazer o acompanhamento de seu paciente, sabendo que existe uma equipe no AME disponível para retirada de dúvidas, discussão de casos, treinamentos de atualizações, entre outros.
Mantivemos no ano de 2021, as realizações dos procedimentos cirúrgicos de Otoplastia, realizando atendimentos a pacientes em fila de espera dos quatro municípios de referência ao AME Mogi Guaçu, ocasionando melhora da autoestima e conforto emocional aos pacientes atendidos.
Os programas “Filho que ama, leva o pai no AME”, “Reflexo Vermelho”, “Mulheres de Peito” e “Linha de Cuidado: Microcefalia” se mantiveram ativos, assim como o “Projeto Matriciamento na Obstetrícia – Pré Natal de Alto Risco”, apresentando como principal objetivo oferecer suporte diagnóstico e terapêutico aos obstetras da Atenção Básica, para atendimento das gestantes com patologias associadas, tendo como estratégias a oferta de atendimento especializado na Cardiologia, na Endocrinologia e na Hematologia, além das especialidades de apoio, como Nutrição e Enfermagem. Contemplamos nesse projeto também, o suporte dos exames de Ultrassonografia.
Implementado no mês de fevereiro de 2020, o aplicativo Whatsapp, sendo este gratuito e voltado para a funcionalidade específica de contato deste ambulatório com os pacientes, estabelecendo facilidades e acelerando a comunicação entre as partes (pacientes x ambulatório).
No mês de março de 2020, realizado um planejamento para a montagem de um novo consultório de Oftalmologia, objetivando o atendimento da demanda reprimida de interconsulta, onde em setembro de 2020, realizada a montagem do mesmo, contribuindo na melhoria da execução de atividades.
Visando também o aumento de benefícios ao que se refere à saúde, o ano de 2020 promoveu diversificados trabalhos de conscientização direcionados a pacientes e colaboradores, sobre temas de necessário conhecimento e prevenção, além de ações com exposição de informativos frente ao momento pandêmico.
No momento de pandemia devido COVID 19, com o intuito de oferecer suporte à saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Mogi Guaçu realizou o Plano de Trabalho, que compõe-se de métodos conjuntos e individuais, entre os diversos setores, com o princípio base de orientação, visando estratégias frentes as demandas internas apresentadas e para as quais se fazem necessárias adequações, tendo como ponto principal de atuação a execução das ações. Este reduziu as chances frente ao agravamento da situação de pandemia, sendo esta, portanto, uma atuação preventiva realizada por esta unidade e revisada conforme necessidade e evolução da situação pandêmica.
Com enfoque na escuta, realizada a disponibilização de um canal para abertura de ouvidorias, sugestões e elogios internos, advindos de colaboradores, de forma a propiciar a democratização das relações de trabalho, concedendo voz aos setores e buscando soluções para problemas específicos.
Visando a realização de projetos que contemplem o bem estar e as necessidades sociais dos usuários, em julho de 2021, desenvolvido o espaço infantil para coleta de exames laboratoriais em crianças.
Em agosto de 2021, iniciou-se o planejamento para o Projeto “Exames de Alta Suspeição – Oncologia”, onde os atendimentos foram iniciados no mês de setembro, tendo sido estes direcionados a realização dos exames de Colonoscopia, Endoscopia e Ultrassonografia, visando fechamentos diagnósticos oncológicos.
Em outubro de 2021, iniciou-se o planejamento e execução para o Projeto Especial “Corujão da Saúde – Oftalmologia”, estando estes direcionados a assistência aos pacientes do cadastro de demanda por recurso, de forma a redução do mesmo, contribuindo com a oferta de primeiras consultas e cirurgias de catarata.
No mês de dezembro de 2021, realizado projeto social mediante a Campanha “AME Educacional – Reciclar é Legal”, com a finalidade de desenvolver novas ações direcionadas ao meio ambiente, com a arrecadação de filmes radiológicos para posterior reciclagem correta destes, assim como evitarmos a contaminação do solo e da água e os conseqüentes malefícios à saúde de todos.
Em dezembro de 2021, realizamos a locação de 21 computadores para substituir os obsoletos e auxiliar nos processos assistenciais e administrativos.
Ainda no momento de pandemia devido COVID 19, com o intuito de oferecer suporte à saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Mogi Guaçu realizou revisão do Plano de Trabalho.
Desta forma, o AME Mogi Guaçu, com a perspectiva de manter-se proporcionando atendimento ambulatorial de qualidade, diante da estabilização do cenário pandêmico, continuará desenvolvendo, qualificando e adequando seus serviços para toda a população do município de Mogi Guaçu e região, mantendo os cuidados devido pandemia.